Em 2005, na Itália, um professor chamado Massimo Banzi queria ensinar eletrônica e programação de computadores aos seus alunos de design para que usassem em seus projetos de arte, interatividade e robótica.
Entretanto, o ensino de eletrônica e programação de computadores não era algo simples de se ensinar a pessoas que não faziam cursos nessas áreas. Uma outra dificuldade também era que seus alunos não conseguiam encontrar no mercado uma placa eletrônica poderosa e de baixo custo para usar em seus projetos de robótica.
Conversando sobre esses problemas com David Cuartielles, um engenheiro eletrônico espanhol em visita à Itália, os dois decidiram projetar uma placa própria e escolheram um dos alunos de Massimo, David Mellis, para escrever a linguagem de programação dela.
Em dois dias, Mellis desenvolveu a linguagem de programação, e em mais três dias o projeto e confecção da placa estavam prontos. Ela foi nomeada Arduino e se tornou um sucesso instantâneo entre os estudantes.
Quase todos, mesmo aqueles que não sabiam nada sobre programação de computadores, conseguiam usar o Arduino para fazer alguma coisa bacana, como ler sensores, fazer luzes piscarem e controlar motores.
Assim começou a história do Arduino, que atualmente é uma febre entre estudantes e profissionais que desejam usar os recursos de eletrônica e programação de computadores em seus projetos.
Este blog tem o objetivo de divulgar o conhecimento nessa plataforma de hardware livre, bem como abordar temas referentes à filosofia do Arduino e projetos relacionados.
Ref: Artigo revista Wired
Parabéns pela iniciativa e estou adorando o site, espero que mantenha sempre atualizado e com a novidades do mundo Arduino.
ResponderExcluirEnquanto isto, irei aprendendo muito com você e com o livro que comprei :D